Contabilidade para loja de autopeça

Contabilidade para loja de autopeça

Por:Joseane Mayrink
Novidades

29

Apr 2019

Você vai abrir uma loja de autopeças, mas não sabe como fazer a contabilidade de uma autopeça e gerenciar os gastos e a parte financeira de sua nova empresa?

Leia com atenção o artigo a seguir que te mostraremos como não ter problemas com a gestão financeira de sua loja.

A gestão financeira de um empreendimento consiste em uma série de ações e atitudes que seu empreendedor deve tomar para que sua empresa melhore os resultados e os lucros do empreendimento.

De forma geral, gerir a parte financeira de uma empresa compreende a realização de atividades que convergem para o bom funcionamento do empreendimento, visando a melhoria de seu aporte financeiro no que tange aos lucros que podem ser obtidos.

Quando se realiza uma compra de mercadorias, faz pagamento de contas e o controle de estoque, o gestor está na verdade realizando atividades que irão ajudar a manter sua empresa, não tendo como evitar tais situações.

Essas são ações que precisam ser feitas pelo empreendedor, mas não são as únicas atividades a serem realizadas no âmbito da sua empresa.

Atividades como conferência de documentos e do fluxo de caixa também devem ser prioridade dentro de um negócio em que se espera que prospere.

No caso de uma loja de autopeças, a gestão financeira deve ser bem elaborada de forma que as ações realizadas favoreçam o aumento dos lucros na sua empresa.

A importância da contabilidade para a manutenção de uma loja de autopeças

A contabilidade de uma autopeça é importante para que haja a manutenção correta e adequada das finanças da empresa.

A partir do momento que se decide iniciar um negócio no ramo automotivo, como é o caso de uma autopeça é importante que você se organize sobre as atividades financeiras da empresa, colocando sua loja em patamar de crescimento que sustente o negócio e não dê prejuízos.

Abrir uma loja de autopeças pode ser muito rentável se você estiver preparado para trabalhar da forma correta todas as dicas que daremos, seja com as ações relacionadas com a parte prática ou burocrática da empresa.A verdade é que a abertura de um negócio como esse necessita de um gestor que seja capaz de geri-lo de forma adequada.

  • Procure um profissional especializado

Mesmo que você não tenha todos os conhecimentos necessários para a gestão financeira da sua loja de peças para carros, uma ajuda de um profissional com experiência em contabilidade para esse tipo de negócio talvez seja a melhor indicação para alavancar o negócio e evitar prejuízos para o seu negócio.

Lembre-se de que essa ajuda profissional pode ser a melhor solução para sua empresa, principalmente se você não tem nenhuma experiência com a área contábil.

Esse profissional da área de contabilidade deverá estar ciente de tudo o que sua empresa necessita e estar familiarizado com esse tipo de demanda, mesmo que esse ramo não seja uma novidade no mercado automotivo.

  • Pesquise sobre o assunto

Uma pesquisa detalhada sobre o assunto e suas demandas é essencial para a prestação de suporte para aumentar o crescimento da empresa.

O profissional de contabilidade para autopeças deve conhecer e observar todas as atividades contábeis da empresa, tendo mais atenção com as questões jurídicas, fiscal e societária, já que são questões que possuem normas específicas de regulação da parte financeira da loja de peças.

O contador que é o profissional que exerce a contabilidade para uma autopeça deverá auxiliar o empreendedor, cuidando de todos os processos e questões ligados á parte financeira do empreendimento, fazendo a contabilidade geral, sobretudo o controle financeiro do negócio.

A realização de serviços mensais relacionados ao controle de finanças também faz parte das obrigações desse profissional que controla todas as obrigações importantes e necessárias, como escrituração financeira, patrimonial e societária que estão envolvidos no planejamento e crescimento da empresa.

Como fazer a contabilidade de uma autopeça?

Para realizar a contabilidade de uma autopeça você não precisa necessariamente ter domínio ou conhecimentos sobre os processos contábeis.

Caso esse seja o seu caso, a procura por um profissional que te oriente e faça a parte contábil de sua empresa será o suficiente para alavancar o crescimento de seu negócio no ramo de peças para automóveis.

Escolha um profissional que tenha experiência com esse tipo de atividade e que atenda todas as demandas de seu empreendimento.

Se você tem ou está pensando em montar uma loja de autopeças peça ao contador a melhor opção de prática contábil que pode ser criada especialmente para sua empresa.

Eu estou falando aqui do tipo de contabilidade que poderá ser realizada na sua loja. Hoje existem dois tipos de formas diferentes para fazer a análise da contabilidade de um negócio: contabilidade centralizada ou descentralizada.

  • Contabilidade Centralizada

De forma bem simples, a contabilidade central é aquela em o contador faz a escrituração financeira apenas do fluxo de caixa da loja principal, caso você já tenha crescido seu empreendimento e conta com mais de uma loja.Os levantamentos e controle de gastos são realizados apenas tendo como referência a matriz da empresa, não levando em consideração as filiais.

A sugestão aqui é que o empreendedor caso tenha mais de uma loja faça todos os balanços contábeis de sua empresa, realizando-a de forma separada e por loja que possui.Isso o auxiliará a ter conhecimento sobre o que estar acontecendo em cada uma das suas lojas sem perder de vista o crescimento e o lucro da empresa.

A partir dessa sugestão o dono da empresa poderá ter acesso dos detalhes sobre as filiais quando são realizados através de controles financeiros feitos separados.

Essas ações garantem o sucesso da empresa e faz com que um projeto de empresa como uma loja de autopeças tenha uma saúde financeira estável e saudável, sem riscos para os lucros e sua sustentabilidade.

Entender essas ações ajuda o empreendedor na compreensão do que é feito com o dinheiro, como saídas, entradas e prevendo o que será gasto nos próximos meses. Ter esse planejamento ajuda no crescimento da autopeça e atrai mais clientes para o negócio, pois o seu planejamento auxilia na oferta de produtos mais elaborados e que não tragam tantos custos para a empresa.

Uma loja do ramo de autopeça que apresenta uma gestão financeira saudável deve fazer com que seu empreendedor saiba como ocorre o fluxo de dinheiro no negócio.

  • Controle de caixa

Isto é possível a partir da manutenção e controle do fluxo de caixa, pois ele é o caminho certo para manter todos os gastos e lucros sob controle.

É importante controlar o fluxo de caixa dia a dia, já que assim será possível que o gestor entenda a receita da sua empresa, os gastos fixos que tem, o que pode ser retirado e o que pode ser considerado desperdício.

  • Fique atento ao gastos

Evitar o desperdício é a maior tarefa de um gestor se ele deseja que os gastos não se acumulem, fazendo com que ele tenha mais perdas do que ganhos.

Para tudo que se faça é preciso organização. Você planeja o que vai oferecer ao seu cliente, mas faz isso de forma responsável e sem tirar a qualidade do produto oferecido, muito menos os lucros da sua empresa.

Por isso vou te falar com toda sinceridade: faça uma reunião com um contador de sua confiança. A receita e todo fluxo de caixa de sua loja deve ser analisada de forma eficiente, programando o pagamento das despesas e impostos.

Se você não tem domínio sobre isso, o melhor a fazer é contratar um profissional que faça por você.

O gerenciamento financeiro feito pelo contador deixará mais fácil a identificação dos gastos que podem ser eliminados e o que poderá ser mantido, priorizando sempre o crescimento da empresa e o lucro da sua loja.

Considerações finais

Para que você não se atrapalhe com tantos dados a respeito da vida financeira do seu negócio a Contabilidade Mayrink te ajuda em todos esses processos, somos especialistas em contabilidade para autopeças.

A Contabilidade Mayrink é uma empresa contábil que alia a experiência adquirida ao longo dos 42 anos de mercado à tecnologia dos dias atuais, utilizando as ferramentas mais modernas e profissionais especializados para solucionar as necessidades dos nossos clientes. Entre em contato com nossa equipe e consulte nossos consultores.

 

 

Compartilhe:

Rua Gregório de Castro 59, Cachoeirinha, Belo Horizonte - MG | CEP 31150-110

+55 (31) 3424-5777

contato@contabilidademayrink.com.br

Open chat
Como podemos ajudar?