O que é preciso para abrir uma auto peças?

Como abrir uma autopeça

Por:Joseane Mayrink
Novidades

29

Apr 2019

Pensa em abrir sua própria loja autopeças? Então fique atento com as dicas que daremos a seguir.

Após a realização do planejamento é o momento de colocar a mão na massa e começar de fato a construir seu negócio de autopeças.

Tenha em mente o seguinte: suas ações a partir de agora estarão voltadas a montagem da loja. Então é hora de você tirar do papel tudo o que planejou e colocar em prática todas as ações que pretende realizar para ter sua autopeça.

Escolha do local

O ideal é que você procure um local adequado para a instalação da sua loja de autopeças, escolhendo um lugar com acesso fácil para sua clientela e que possua de preferência um estacionamento.

A escolha do lugar para sua loja deve levar em consideração a presença ou não da concorrência. Isso é importante porque se você abrir uma loja de autopeças em uma região onde já existe outras lojas do ramo, você poderá não obter êxito.

Procure uma região movimentada, mas que não tenha outros negócios iguais ao que você deseja iniciar. Suas chances serão melhores onde não tem uma loja de autopeças. Com certeza seus lucros serão maiores.

Mesmo que o local escolhido não apresente concorrentes para seu negócio, não se esqueça de estar sempre por dentro das atividades da loja concorrente. Você só precisa se manter informado sobre o que seu concorrente faz para atrair mais clientes, por exemplo.

Talvez seu concorrente esteja oferecendo um serviço diferencial que esteja cativando o cliente. Se for isso, pense que algo que também seja capaz de fidelizar seu cliente na sua loja.

Legalização da empresa

Logo em seguida você deve verificar a situação do imóvel nos órgãos competentes para a legalização de sua empresa. É preciso abrir firma e fazer o cadastro na junta comercial da sua cidade, corpo de bombeiros, etc.

Neste caso a ajuda de um contador é muito importante, pois ele saberá quais documentos são necessários para a abertura da sua loja de autopeças.

Com todas essas providências, sua loja estará habilitada para a montagem da loja física. Este é o momento em que você fará a abertura propriamente dita da loja, equipando-a com todos os materiais e produtos necessários para seu funcionamento.

Funcionários capacitados

Nesta etapa, a escolha dos funcionários também é importante, pois há a necessidade de escolher funcionários que realmente entendam do negócio e que conheçam peças de automóveis.

Não adianta contratar pessoas que não tem conhecimento do assunto. A partir de uma equipe conhecedora do assunto a loja de autopeças terá atingido os objetivos que você propôs no seu planejamento de negócios.

Para começar um negócio principalmente no ramo de peças para carros é preciso seguir um processo de várias que vão desde uma pesquisa de mercado até providências que envolvem documentação em geral.

No entanto, nada é tão importante quanto a escolha dos produtos que serão oferecidos em uma loja de peças. A linha desses produtos é grande e você poderá trabalhar com diferentes marcas ou produtos específicos.

Produtos necessários para uma loja de autopeças

A escolha das marcas e produtos dependerá do tipo de cliente que você pretende atender e a região onde você montará sua loja. Seus produtos podem ser disponibilizados para carros populares ou carros de luxo, ou os dois tipos de automóveis.

Regiões com uma demanda voltada para o consumo de carros populares, por exemplo, necessita de uma loja que ofereça produtos e peças com carros populares. Não viabilidade de comércio em uma loja que ofereça peças para carros luxuosos.

Segmentação de público alvo

A demanda de produtos oferecidos pela sua empresa depende sempre do mercado. Se adaptar a esse mercado é um dos fatores de sucesso neste ramo, pois os serviços e produtos estarão suprindo as necessidades dos seus clientes.

Basicamente você deverá fazer oferecer uma variedade de produtos que atenda as necessidades dos seus clientes. Entre as peças oferecidas em uma loja de autopeças podemos citar alguns, como:

  • Pneus de diferentes aros e para marcas diferentes;
  • Peças em geral para o motor;
  • Peças para o sistema de ignição;
  • Lanternas, faróis, retrovisores e espelhos;
  • Discos de freio, pastilhas, lonas, sapatas, etc;
  • Amortecedores, coxins, bandejas, batentes, buchas de bandeja, etc;
  • Filtros de ar, ar condicionado, etc;
  • Baterias, cabos de comando, alternadores, etc;;
  • Produtos lubrificantes;
  • Peças para o sistema de direção;
  • Bancos, palhetas do limpador, tapetes;

Quanto mais produtos forem oferecidos em sua loja de autopeças melhor para seus negócios. Oferecer um número maior de marcas aumentará com certeza os seus lucros.

Faça parcerias

Não se esqueça de fazer uma boa parceria com fornecedores que mantenham seu estoque completo e que ofereça um preço razoável para a obtenção de seus lucros. Comprar de grandes fornecedores te dá oportunidade de conseguir melhores preços.

Um fornecedor que ofereça peças de qualidade e preços bons, com certeza ajudará a manter uma loja com lucratividade garantida.

Escolha bons fornecedores para seu negócio de autopeças. Manter um bom relacionamento com esses fornecedores te dará vantagens sobre a concorrência, pois você poderá economizar na compra dos produtos para colocar em seu estoque.

Comprando produtos com preços melhores faz com que você não perca o foco daquilo que importante na sua loja: qualidade.

Você também poderá aproveitar esses descontos na compra de seu estoque para ofertar produtos com melhores preços para os seus clientes, tornando-os clientes fiéis da sua loja.

Serviços necessários para a abertura da autopeças

Você precisa ter a noção que para montar sua loja de autopeças é preciso que faça investimentos, que tenha gastos considerados essenciais nesta etapa de montagem da loja.

Ao abrir sua loja de autopeças você precisa pensar no que é necessário para que ela funcione adequadamente. Você precisa pensar em gastos como:

  • Serviços básicos de água, energia elétrica, internet, outros;
  • Reformas e reparos no local onde a loja será montada;
  • Estoque de produtos para abastecer a loja;
  • Materiais para manutenção da loja;
  • Recursos humanos (funcionários em geral);
  • Contabilidade da loja;

Esses são os itens que são necessários para a montagem da loja de autopeças, lembrando-se sempre de que o empreendedor deve ficar atento com todas as exigências legais para a abertura da sua loja.

O início de um negócio passa sempre pela capacidade desse novo empreendimento de dar conta de se sustentar, fazendo com seu empreendedor tenha lucros e não prejuízos.

Tenha uma boa gestão financeira

É importantíssimo tomar cuidado com o que acontece com as questões financeiras da sua loja. Se não tomar certos cuidados você poderá ter muitas dores de cabeça. Se você tiver controle total sobre o dinheiro que será utilizado na manutenção de seu negócio terá sucesso com seu empreendimento.

Por isso, pense que todo dinheiro que for economizado e bem aplicado poderá ser muito útil quando a loja passar por um período de queda nas vendas, por exemplo.

Procure fazer o cálculo correto dos gastos que terá com seu negócio. Tenha pelo menos uma visão mais detalhada do fluxo de caixa e do dinheiro que será investido no seu negócio.

Para isso talvez seja necessário contar com a ajuda de um contador ou administrador para listar em uma planilha tudo o que é gasto, a totalidade de compras a ser realizada e a quantidade de produtos em cada item.

A ajuda de um contador pode ser imprescindível nesta fase do negócio. Não tenha receio em procurar por auxílio.

A Contabilidade Mayrink é uma empresa contábil que alia a experiência adquirida ao longo dos 42 anos de mercado à tecnologia dos dias atuais, utilizando as ferramentas mais modernas e profissionais especializados para solucionar as necessidades dos nossos clientes. Entre em contato com nossa equipe e consulte nossos consultores.

Compartilhe:

Rua Gregório de Castro 59, Cachoeirinha, Belo Horizonte - MG | CEP 31150-110

+55 (31) 3424-5777

contato@contabilidademayrink.com.br

Open chat
Como podemos ajudar?